1

30 de jun. de 2011

Para as noivas, candidatas a noiva...

Temos uma grande novidade para quem está noiva ou pensando em casar e quer ficar linda para o grande dia da sua vida.

Acabamos de fechar uma parceria com a Cerimonialista Débora Santos que, muito em breve, pode transformar sua beleza para o dia do seu casamento e/ou a sua vida.

Fiquem antenadas e não perca as novidades!
http://cerimonialdebora.blogspot.com/

24 de jun. de 2011

Cirurgia Plástica - CONCEITOS

As opiniões de outros especialistas podem diferir um pouco, mas no geral há certa unanimidade, pois estão baseadas em preceitos ditados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que se constitui em uma importante fonte de informações deste texto.

CIRURGIA PLÁSTICA
Estes textos procuram mostrar uma introdução geral e preliminar das dúvidas mais comuns quanto às cirurgias plásticas, sem a pretensão de substituir uma consulta ou esgotar suas dúvidas. Caso queira se aprofundar mais no tema procure o seu médico de confiança ou, se preferir, entre em contato com através do nosso twitter: @drdavipontes e teremos grande prazer em procurar esclarecer suas dúvidas.

Como escolher o seu cirurgião
Antes de qualquer procedimento cirúrgico estético é muito importante que haja uma real confiança entre o paciente e seu médico, para tanto é necessário um profundo diálogo durante a consulta. Lembre-se você não pode ir para uma cirurgia com dúvidas.

O seu cirurgião deverá ouvir e entender quais as suas reais queixas e necessidades, responder clara e integralmente a todas as suas perguntas e identificar a sua reação às recomendações. Deve oferecer alternativas, quando apropriadas, sem pressioná-lo a considerar procedimentos desnecessários. Apresentar claramente os riscos envolvidos e possíveis complicações dos procedimentos. E, principalmente, deixar a decisão final para você.

Também deverá receber com naturalidade perguntas quanto à sua formação profissional e experiência. Após o exame clínico ele poderá lhe aconselhar pelo procedimento mais indicado para atingir as suas necessidades.

Porque os membros da SBCP têm qualificação especial?
A legislação permite que qualquer médico realize procedimentos em cirurgia plástica, embora só possa intitular-se Especialista se passar pelo treinamento e provas indicadas pela Sociedade Brasileira da especialidade. Desta forma você poderá se defrontar com profissionais que, embora legalmente amparados, não tiveram uma formação adequada para a realização dos procedimentos com segurança e eficiência.

Ao escolher um membro da SBCP você tem a certeza de que seu cirurgião, além de graduado por uma escola médica reconhecida, freqüentou dois anos de residência em Cirurgia Geral, e mais três anos em Cirurgia Plástica. Além disso, foi aprovado em concursos com exames orais, escritos e curriculares para chegar a atingir as Categorias de Sócios da SBCP, sendo ainda chamado ao cumprimento de um rigoroso código de ética e à participação em jornadas e congressos para atualização profissional. Não deixe de exigir tais qualificações na hora de escolher o seu médico.

Local da cirurgia
É muito importante conhecer o local onde sua cirurgia será realizada. Pergunte sobre os equipamentos disponíveis e as condições de segurança. Certifique-se de que é fiscalizado pelos órgãos de vigilância sanitária e licenciado para a realização do procedimento em questão.

Antes da Cirurgia
Não beber e não tomar medicamentos por uma semana antes da cirurgia a não ser os prescritos pelo médico. Evitar todo e qualquer medicamento à base de AAS (Aspirina®, Bufferin®, Neosaldina®, etc.), ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos quinze dias antes da cirurgia. Evite fumar por pelo menos quinze dias antes da cirurgia. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.

Internar-se no hospital determinado no mínimo uma hora antes do horário previsto, em jejum absoluto de 8 horas (não ingerir nem água) nos casos de anestesia geral ou sedação e portando os exames pré-operatórios.

Programe-se de forma a não se tornar indispensável de afazeres pessoais durante o período de recuperação pós-operatória.

Jejum de 8 horas.

Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação.

Compareça acompanhado (a) para a internação.

Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.

Cicatrizes
O médico consciente procura minimizar ao máximo o tamanho das cicatrizes até o ponto em que não interfiram em um melhor resultado estético. Algumas manobras poderão ser adotadas nos retornos, a fim de se otimizar o processo de maturação cicatricial.

Após a cirurgia
Nos primeiros dias após uma cirurgia você poderá se sentir um pouco fragilizado/a pelo desconforto causado pelo inchaço ou áreas arroxeadas que eventualmente possam ocorrer. É essencial que você tenha o apoio físico e emocional de pessoas no período pós-operatório. Por mais independente que alguém possa parecer, vai precisar de algum suporte após uma cirurgia. Não se esqueça de que você deve estar bem esclarecido/a de como será o período pós-operatório para que se transcorra com naturalidade.

Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica (carnes, ovos, leite) assim como o uso de frutas.

Saiba escolher uma companhia adequada nas pessoas de sua maior afetividade. Procure educadamente declinar da oferta de ajuda de pessoas muito críticas e negativistas. Tenha sempre em mente que você fez a cirurgia para você mesmo. Concentre-se nos seus objetivos e nos motivos que o/a levaram a procurar a sua tão sonhada cirurgia.
Qual a tendência da Cirurgia Plástica contemporânea?

É a de intervir mais precocemente e com procedimentos menores. Oferecer um aspecto mais leve e jovial sem os estigmas de “paciente operado” e retardar ao máximo procedimentos maiores buscando resultados favoráveis e naturais.

Outras informações poderão ser encontradas no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – www.cirurgiaplastica.org.br

13 de jun. de 2011

Apresentação

Visando aprimorar o contato médico x paciente, este blog foi feito com o objetivo de trazer para você mais informações sobre o mundo da cirurgia plástica e da beleza de uma forma geral.
 
Fique à vontade para comentar, sugerir e criticar. Contamos com seu apoio e seu carinho para que possamos fazer desta ferramenta um elo que fortalecerá nossa amizade e nosso contato.

Um grande abraço,
Dr. Davi Pontes