1

15 de jun. de 2013

Cirurgia Plástica dos Braços













O contorno dos braços, assim como o das pernas, tem sido cada vez mais valorizado, sobretudo em países onde o clima estimula a exposição freqüente do corpo. Com o passar dos anos, o envelhecimento natural dos tecidos e as variações de peso podem produzir depósitos de gordura ou flacidez de pele concentrados nas faces laterais e posterior dos braços. Isto se deve ao excesso de pele formado pelo estiramento desta durante o período de sobrepeso ou da perda de elasticidade da pele devido à idade.

Por ser a pele posterior do braço relativamente fina, ela não contrai o suficiente após emagrecimento, acarretando o excesso de pele local. Assim, o resultado é um aumento da circunferência do membro com perda da definição muscular, prejudicando o contorno estético. A cirurgia plástica dos braços, também conhecida como dermolipectomia braquial ou braquioplastia, evoluiu bastante nos últimos anos, principalmente após a inclusão da lipoaspiração como opção em casos selecionados. Atualmente é possível rejuvenescer os braços com excelentes resultados utilizando as várias técnicas disponíveis, oferecendo significativa melhora do contorno com cicatrizes cada vez menores. A cirurgia visa retirar este excesso de pele, proporcionando um contorno do braço mais natural e menos flácido.
As perguntas mais comuns quanto a esta cirurgia são:

Qual momento ideal para realizar a cirurgia plástica dos braços?
R.Não existe uma idade ideal para a realização da cirurgia plástica dos braços ou braquioplastia, mas sim, a oportunidade ideal. Ela é determinada pela presença do defeito a ser corrigido.

Quais os resultados possíveis com uma cirurgia plástica dos braços?
R.Em primeiro lugar, a correção do excesso de gordura localizada na região depende do tipo físico e do volume de gordura localizada. Também é relevante, ao se considerar esse aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo. Dependendo do caso, poderá ser associada uma lipoescultura no local junto com a dermolipectomia ou previamente. O resultado definitivo da braquioplastia é atingido após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.Aliás, a cicatriz que resulta do procedimento cirúrgico em pacientes com flacidez de pele somente no terço superior do braço localiza-se próxima à prega axilar (dobra da axila).

Quando há grande excesso de pele também é necessária uma cicatriz vertical estendendo-se ao longo do sulco do bíceps na face interna dos braços, que apresentará maior ou menor extensão dependendo do volume de pele excedente a ser corrigido. Deve-se lembrar que a cicatriz passa por diversas fazes, até chegar ao amadurecimento, quando se apresenta mais clara e menor perceptível. São elas:

1- PERÍODO IMEDIATO: compreendido até o 30º dia e apresenta-se com aspecto ótimo e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

2- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 6º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução da cicatriz, é o que mais preocupante para os pacientes. No entanto, vale lembrar que o período tardio será o responsável por diminuir os vestígios cicatriciais.

3- PERÍODO TARDIO: Vai do 6º ao 24º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do braço deverá ser feita após este período.

A CIRURGIA PLASTICA DE BRAÇOS
Para cada caso, conforme o tipo de alteração presente nos braços, existe uma determinada técnica cirúrgica a ser escolhida. Em pacientes, com aumento da circunferência devido ao acúmulo de gordura, a lipoaspiração tem oferecido ótimos resultados devido à intensa capacidade de retração da pele nesta região. Mesmo após a retirada de grandes quantidades de gordura, é verificado que a pele remanescente é capaz de delinear a musculatura subjacente com uma excelente definição do contorno local. A lipoaspiração, cada vez mais comum, tem beneficiado principalmente os pacientes com flacidez moderada da pele. Nestes casos, o tratamento pode ser realizado em duas etapas. 

A primeira etapa visa reduzir os depósitos de gordura e estimular a retração da pele, diminuindo a flacidez. Após alguns meses, a flacidez de pele pode ser corrigida através de técnicas que utilizam incisões reduzidas ao longo do sulco da axila ou mesmo no sulco da face interna do braço. Sua vantagem tem sido verificada através da redução do tamanho das cicatrizes, com maior conforto aos pacientes. Nos portadores de flacidez de pele significativa, a utilização da lipoaspiração tenderá a acentuar o problema, pois esta pele já não possui capacidade de retração. 

Este tipo de alteração pode ocorrer devido a grandes variações ponderais, como em pacientes obesos submetidos a cirurgias redutoras do estômago. Os melhores resultados em termos de contorno nestes pacientes podem ser obtidos empregando o lifting braquial, que consiste da retirada dos excessos de pele através de uma incisão localizada ao longo do sulco da face interna do braço. Assim como no lifting de coxas, esta cirurgia deve ser indicada com muito cuidado, já que as cicatrizes resultantes nem sempre compensam a melhora obtida em termos de contorno. A ocorrência de cicatrizes alargadas é relativamente comum e decorre do intenso movimento ocasionado pela contração dos músculos durante a execução das tarefas do cotidiano.

Riscos cirúrgicos: os riscos cirúrgicos da dermolipectomia braquial são mínimos e raramente trazem sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Para isso é necessário preparar cada paciente para a cirurgia, além de ponderar sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras.

Anestesia: Geralmente anestesia geral.
Tempo de Cirurgia: o tempo do ato cirúrgico ocorre em uma média de 180 minutos. Caso seja necessário este período poderá ser prolongado. No entanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico. Esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA PLÁSTICA DOS BRAÇOS
Tempo de internação: considerando-se evolução normal o tempo de internação médio é de 1 dia.
Evolução pós-operatória: o paciente deve evitar o excesso de movimentos, principalmente levantar os braços por 30 dias, já que a cicatriz se encontra na axila e será forçada nestes casos. Quanto menor for a tração sobre a cicatriz, menor será o seu alargamento. Para tal, são feitas algumas recomendações que estão a seguir assim como algumas dúvidas esclarecidas:

• Evitar molhar o curativo durante a primeira fase (dois dias).
• Não se expor ao sol, por um período mínimo de oito semanas.
• Não elevar o braço nem carregar peso por 30 dias, para que não haja tração excessiva na cicatriz localizada na axila.
• Em caso de pacientes obesas, poderá ocorrer, após o oitavo dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado por um ou mais pontos de cicatriz. Não há necessidade de se preocupar se isto ocorrer. É a "lipólise", que não significa complicação.
• A Alimentação é normal, salvo em casos especiais.
• Quando houver pontos a serem retirados, estes o serão de 7 a 15 dias.
• O paciente poderá tomar banho, geralmente, dois dias após a cirurgia.

A RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA PLÁSTICA DE BRAÇOS
Na recuperação de pacientes submetidos ao chamado lifting braquial deve-se lembrar que é necessário permanecer em repouso absoluto por três a cinco dias, mantendo os braços próximos do corpo por um período que varia de duas a três semanas. Recomenda-se utilizar os braços, durante os dois primeiros meses, o mínimo possível para que ocorra a cicatrização adequada sem o alargamento das cicatrizes. Tal qual ocorre na lipoaspiração, devem ser utilizadas cintas apropriadas durante as primeiras quatro a seis semanas. 

Isso, visando a tornar mais rápida a reabsorção do edema e a obtenção do resultado final. Quando necessário os pontos costumam ser removidos após um período o qual varia de 14 a 21 dias.Finalmente, procure não analisar o resultado da sua cirurgia precocemente. O resultado final pode ser apreciado somente com a acomodação total dos tecidos, que ocorre de forma típica após dois a quatro meses.Aw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!