1

6 de jun. de 2012

EMAGRECER- PERDA DE PESO - DIFICULDADES E AVALIAÇÃO

O sedentarismo e os distúrbios alimentares são hoje, os principais fatores predisponentes para a obesidade.

Obesidade é uma condição na qual a quantidade de gordura ultrapassa os níveis desejáveis. Mas pode ocorrer também um excesso de peso, onde o peso corporal total excede determinados limites, pelo aumento da massa magra.

A obesidade é geralmente definida como a condição de pesar 20% ou mais acima do seu peso ideal que pode ser verificado em uma tabela de peso. Nos Estados Unidos, cerca de um a cada cinco homens e uma a cada três mulheres são obesos.

O excesso de peso e, em maior escala, a obesidade têm sido alvo de muitos estudos, pois ambos vêm sendo apontados como as principais causas de mortes por doenças cardiovasculares em todo o mundo. 

Como calcular o índice de massa corporal?

Peso dividido pela altura ao quadrado. 

IMC normal: de 20 a 24,99

sobrepeso: de 25 a 29,99

obesidade: acima de 30

obesidade mórbida: acima de 40

Quando os indivíduos passam a se preocupar com o excesso de peso, por diversas razões - dores lombares, dificuldade de locomoção, estética - muitos buscam o emagrecimento através da utilização medicamentosa e/ou através de planos alimentares ou de produtos que causam grande deficiência calórica e nutricional, redução de massa magra e nos níveis de força, queda de imunidade, irritabilidade, hipoglicemia e diversos outros sintomas. 

Para o tratamento da obesidade, é indicada uma dieta balanceada e hipocalórica além do aumento na atividade física, sempre sendo orientado por um nutricionista e preparador físico. 

Os exercícios mais indicados são os aeróbios, como as atividades: caminhadas, corridas, bicicleta, natação e dança, pois apresentam um gasto calórico significativo..

Como ninguém ganha gordura corporal do dia para a noite, o emagrecimento deve ser gradual e saudável, mudando o seu estilo de vida com dieta e exercícios acima citados.

Atividade física é uma parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente em seu estilo de vida. Os benefícios da atividade física podem incluir:

- Queima de calorias e perda de peso

- Manutenção da tonificação dos músculos

- Aumento da taxa de metabolismo (a quantidade de calorias que o seu organismo queima 24 horas por dia)

- Melhoria na circulação

- Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares

- Aumento do auto-controle

- Redução do estresse

- Aumento da habilidade de concentração

- Melhoria na aparência

- Redução da depressão

- Diminuição do apetite

- Melhoria na qualidade do sono 

- Prevenção de diabetes, pressão sangüínea e colesterol altos

Lembre-se sempre!

A procura por saúde, seja física e/ou mental jamais deve ser realizada por conta própria, procure sempre um profissional de educação física qualificado e competente!!

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!