1

27 de abr. de 2012

Cirurgia Plástica gratuita.- Quais cirurgias plásticas são cobertas pelos convênios?

Em geral, os planos de saúde não cobrem cirurgias plásticas para fins estéticos, apenas as “reparadoras” (no caso de reconstrução da mama, por exemplo, em mulheres que sofreram mastectomia). No entanto, é sempre bom checar com o seu convênio se o seu plano cobre alguns procedimentos cirúrgicos estéticos.
Como conseguir uma cirurgia plástica gratuita  -  há casos específicos: se a cirurgia plástica deixa de ser apenas uma questão estética e envolve também a saúde do paciente, os planos podem cobrir os custos. É o caso de uma mamoplastia redutora (diminuição dos seios), por exemplo: se for comprovado que a paciente tem problemas nas costas por causa dos seios, a cirurgia deixa de ser estética e entra no campo do tratamento.O importante é sempre verificar em que momento a sua cirurgia deixa de ser apenas uma questão estética.
Você também pode fazer um acordo com o médico e aproveitar o procedimento cirúrgico conveniado em uma complementação estética. Por exemplo, se você quer fazer uma rinoplastia e tem desvio séptico nasal (que é coberto por planos de saúde), pode combinar com o médico de fazer as duas coisas de uma única vez e pagar a parte estética direto à clinica do cirurgião. O preço fica muito mais baixo, já que os custos de internação e anestesia serão cobertos pelo plano.

A cirurgia plástica inicialmente foi uma doutrina com o propósito de realizar procedimentos reparadores, mas hoje a maioria das pessoas busca fazer cirurgia plástica com objetivos estéticos. É possível fazer plástica de graça caso ela seja necessária para que a vida do paciente torne à sua normalidade.
Como proceder para conseguir cirurgias plástica gratuita?
É possível fazer este tipo de cirurgia gratuita em hospitais universitários, hospitais-escola, hospitais públicos e até clínicas particulares. Algumas vezes pela solidariedade dos profissionais e outras pela obrigação do cumprimento da lei é possível conseguir plástica grátis caso o paciente tenha sofrido ou nascido com certos tipos de deformidades.
Os casos freqüentes em que a cirurgia plástica grátis é aplicada e paga pelo convênio:
Correção de Ptose palpebral, conhecida como Blefaroplastia ou simplesmente cirurgia das pálpebras
Remoção de "sinais" ou tumores de pele


-Reconstrução mamária após remoção do seio com câncer
-Crianças com labioleporino
-Fendaplalatina
-Queimaduras que levaram a deformações
-Abdominoplastia para remoção de excesso de pele após cirurgia do estômago
-Deficiência ou deformidades no rosto
A lei federal nº 10.223 (15/05/2001) obriga o SUS a efetuar cirurgia plástica grátis para mulheres que realizaram mastectomia (remoção da mama devido a tumores malignos). Leis estaduais no RJ e SP garantem plásticas grátis para mulheres com seqüelas físicas de ataques sexuais.
Cirurgia plástica exclusivamente com motivos estéticos só é possível fazer na rede privada. Nem sequer planos de saúde cobrem as cirurgia plástica de graça nestes casos.
Mas se você possui alguns dos problemas listados acima deve procurar a rede de saúde do seu município e consultar a possibilidade de efetuar uma cirurgia plástica gratuita. Você também pode procurar os hospitais universitários, entidades ligadas a projetos de saúde e verificar se é elegível para efetuar o procedimento que necessita.

27 comentários:

  1. OI GOSTARIA DE SABER SE O CONVÊNIO DA MARITIMA SEGUROS COBREM CIRURGIAS PLASTICAS NO NARIZ.

    ResponderExcluir
  2. olá gostaria de saber se o convenio da amil blue1 cobre a mastopexia por favor eu me sinto muito mal com dor nas costas e minha auto estima baixa, obrigado meu nome e adriana

    ResponderExcluir
  3. Rosangela maria costa1 de outubro de 2012 às 20:36

    eu tenho 51 anos tive uma herpes no rosto, que deformou o lado esquerdo da face, gostaria de fazer uma cirugia para recontituir o lado deformado. por isso sofro de depresão tenho vergonha de andar na rua vivo insolada. peço que me ajudem pelo amor de deus.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber.no meu caso tenho artrite reumatoide e sofro com dores nas costas e principalmente nos ombros,tenho meus seios grandes e gostaria de reduzi-los,´pois já notei que quando passo o dia todo com sutiã,minhas dores são maiores nos ombros. Meu plano cobre esse tipo de cirurgia.Tenho um plano muito bom.

    ResponderExcluir
  5. doutor meu sonho é fazer uma cirurgia redutora da mama, tenho 25 anos,sinto fortes dores nas costas, meu peso 65 kg,meus seios não tem separação no meio, talves seje pelo volume,nossa se eu conseguise seria como um recomeço pra mim... Deus abençoe sua profisão,o din din nessas horas é muito importante se eu tivesse já teria feito. ah! o nome do meu filho é Davi, meu sonho que ele seja médico.

    ResponderExcluir
  6. Valeria Louvem Galvao21 de janeiro de 2013 às 15:24

    Tenho uma cicatriz no pescoço enorme por causa de uma cirurgia na coluna e na nuca também, no abdomem várias cicatrizes para retirada de hernia no umbigo e outros para repoasição por causa da coluna, meu abdomem e pescoço parece da noiva do Frankentheim..... gostaria de saber como obter uma cirurgia reparadora do abdomem e do pescoço, na nuca não ligo porque o cabelo esconde... POR FAVOR ME AJUDEM... VAVA GALVÃO , grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeria Louvem Galvão21 de janeiro de 2013 às 15:26

      A proposito já fiz redução mamaria de 48 para 40 por causa da coluna...

      Excluir
  7. Valeria Louvem Galvão21 de janeiro de 2013 às 15:28

    meu emailo vava.galvao@bol.com.br... grata

    ResponderExcluir
  8. Meu nome e Suelen tenho 23 anos e um problema meus seios são muito grandes,uso sutiã número 50 as vezes tem que ser 52..minha alto estima e baixa..isso me faz entrar em constante depressão.Talvez possa parecer pouca coisa Pra muitos..Mais Pra mim e tudo tem a ver com minha vida social minha vida a dois com meu esposo,com tudo..o problema e o orçamento o salário mal da Pra nos sustentar..tenho feito contato por email com muitos médicos Pra conseguir ajuda mais e tudo em vão,estou aqui humildimente pedindo ajuda a quem quer que seja..Moro em goiania a dez anos se o senhor quiser me ajudar meu número (62)92673310 estou tão desesperada que ate meu telefone coloco a disposição ..que deus inlumine vc e sua família..bjo e um abraço..

    ResponderExcluir
  9. tenho que fazer a cirurgia de Blefaroplastia pq nasci com Ptose palpebral, mas faz tempo que estou esperando pelo SUS, sera que ainda demora muito??

    ResponderExcluir
  10. IdelBarroso
    Em 2010 tive um cãncer de mama. Em princípio temi muito fazer a reconstrução da mama. Agora já me sinto segura e decidida a fazer a cirurgia. Gostaria de saber se o Dr. Davi Pontes realiza esse procedimento por conta do Plano de saúde- CAMED

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde:
    Tenho 35 anos tenho 1,metro e 48 cm tive duas gestaçôes dr.fiquei com um enborme avental não consigo mais ver meus pés quero muito fazer abdonoplastia como faco.

    ResponderExcluir
  12. Dr. Davi Pontes é obrigatorio perder peso para realizar lipoaspiração/lipoescultura? meu e-mail é michellesmatos17@yahoo.com.br. obrigada

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho plano de Saude unimed palistano tenho que fazer a cirurgia de Blefaroplastia pq nasci com Ptose palpebral, e se não cobrir gostaria de saber o valor??

    ResponderExcluir
  14. boa noite tenho 42 eu me chamo Ivan Blefaroplastia pq nasci com Ptose palpebral,??

    ResponderExcluir
  15. boa noite evandro tenho 27 anos e queria saber tem como tira uma cicatriz da face que me comoda

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu sou Alexandre Soares 34 anos sou de fortaleza e gostaria de saber quanto custa uma cirurgia de redução do couro cabeludo.

    ResponderExcluir
  17. Alexandre mande fotos para o email drdavi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Alexandre mande fotos para o email drdavi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Oi tenho 20 anos nunca tive filho e com a perda de peso meus seios estão caídos acabei de casar e meu marido nunca viu meus seios pois tenho muita vergonha

    ResponderExcluir
  20. Oi tenho 20 anos nunca tive filho e com a perda de peso meus seios estão caídos acabei de casar e meu marido nunca viu meus seios pois tenho muita vergonha

    ResponderExcluir

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!