3 de jun de 2012

TUDO SOBRE RINOPLASTIA


 Rinoplastia é a cirurgia para correção de deformidades no nariz. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismo ou outras doenças. É uma cirurgia realizada no estrutura nasal para melhorar a estética ou a respiração do indivíduo. Serve para correcção de deformidades traumáticas ou naturais e ainda para corrigir disfunções. Muitas vezes é associada a uma mentoplastia, para o resultado harmonizar as formas do rosto.

  Fatores genéticos, ou características familiares e raciais, têm papel preponderante no estabelecimento da forma do nariz. Outro dado importante é o crescimento das cartilagens. O traumatismo, seja na infância afetando o crescimento, ou fraturas que alterem a estrutura nasal também são importantes no aparecimento destas deformidades.

  O diagnóstico das deformidades é feito pelo médico, a partir de queixas específicas do paciente. Nos casos de anomalia do crescimento, na maioria das vezes, somente o exame clínico é suficiente para chegarmos a uma conclusão. Quando a deformidade é pós-trauma é necessário um exame de imagem como a tomografia computadorizada para uma correta avaliação. É importante ressaltar a necessidade de uma avaliação funcional do nariz (dificuldade para respirar).

  Como em toda a cirurgia estética a indicação de tratamento deve partir da vontade do próprio paciente, isto é, o tratamento das deformidades estéticas só deve ser feito por auto-indicação. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso e mostrar que este é um tratamento médico, com todas as suas características (limitações, riscos). A idade mínima para a correção, desde que respeitados os princípios acima, é a adolescência, 2-3 anos após a primeira menstruação. Nos casos em que a deformidade é devido a trauma ou malformações congênitas este prazo normalmente é muito abreviado.

  Uma avaliação clínica e laboratorial pré-operatória é fundamental para estabelecer se o paciente está em boas condições para submeter-se a um procedimento anestésico e cirúrgico. A rinoplastia pode ser para diminuir ou aumentar o nariz, corrigir desvios, alterar a forma e a posição da ponta. O tratamento cirúrgico, na imensa maioria das vezes, não deixa cicatrizes externas, sendo que os cortes, em geral, são feitos na parte interna do nariz. A pele é descolada das cartilagens e do osso e estes são tratados. No final a pele se acomoda à nova estrutura. Algumas vezes pode ser necessária a utilização de enxertos de osso ou cartilagem da própria pessoa para melhor moldar o nariz. Os pontos são todos internos e normalmente não precisam ser removidos.

  A anestesia pode ser local, com um anestesista propiciando uma sedação, ou geral. A escolha do método de anestesia, sempre em comum acordo com o anestesista, levará em consideração o tamanho da cirurgia, as condições clínicas e psicológicas do paciente. Apesar de poder ser realizada em caráter ambulatorial (alta hospitalar logo após a recuperação da anestesia) é mais seguro e cômodo para o paciente permanecer a primeira noite no hospital (24 horas de internação).
.
  O paciente fica com um curativo, esparadrapo de papel (micropore) e uma proteção de gesso, plástica ou de metal, por um período de 7-10 dias. Normalmente não é necessário utilizar tampões nasais. Podem ser utilizados quando se opera o sépto nasal ou cornetos.

  Os cuidados pós-operatórios variam de acordo com os procedimentos efetuados. Sempre haverá um inchaço, maior nos primeiros 2 dias, que gradativamente vai diminuindo. Em geral 7-10 dias é o tempo suficiente para o paciente retornar às suas atividades sociais e laborais. É importante ressaltar que as alterações de cicatrização e acomodação dos tecidos em seu novo local seguem por mais algum tempo. Pelo menos três meses são necessários para se observar o resultado final do tratamento.
  A Rinoplastia, ou cirurgia nariz, é um dos procedimentos da cirurgia plastica estetica mais realizados ao redor do mundo. A Rinoplastia objetiva alcançar a harmonia facial, através da adequação da anatomia do nariz dentro dos padroes estéticos. Na Rinoplastia, mesmo as menores alterações, podem levar a uma grande melhora.

  Varios problemas podem ser corrigidos pela rinoplastia ( cirurgia nariz ), como redução de proeminências no dorso e na ponta do nariz, estreitamento das asas nasais, depressões no corpo nasal, entre outros. Na rinoplastia, o cirurgião tem o objetivo de harmonizar o nariz do paciente com o restante das feições faciais, de modo a obter um resultado estético belo e natural.

  Neste tipo de cirurgia se exige maior habilidade, experiência e visão artística por parte do cirurgião, para obtenção de um excelente resultado. Milímetros podem fazer a diferença entre um bom e mau resultado. Seu cirurgião deve possuir um entendimento completo da anatomia do nariz e sensibilidade em questões como tipo de pele, qualidade, origem etnica e o desejo do paciente.
.
Como é realizada a Cirurgia de Rinoplastia ?
  A cirurgia do nariz , ou rinoplastia, pode ser realizada de forma aberta ou fechada. Na cirurgia nariz fechada é realizada uma incisão na columela ( cartilagem na base nariz ). Na rinoplastia aberta, a incisão e realizada proxima a ponta do  nariz. O cirurgião irá acessar a estrutura nasal através dessas incisões para esculpir e moldar o nariz para posição e formato desejado.
.


   Recuperação da Rinoplastia



   Riscos 
Qualquer procedimento médico tem seus riscos, mas os que estão associados com as cirurgias plásticassão pequenos e podem ser minimizados se o paciente e o cirurgião plástico tomam certos cuidados.

  Após a cirurgia há uma pequena possibilidade de aparecerem vasos sanguíneos pequenos e avermelhados no nariz. Eles podem ser temporários, do contrário necessitarão de tratamento se o paciente preferir.

  As cicatrizes são quase imperceptíveis, mas em alguns casos é necessário um complemento à cirurgia de rinoplastia com o propósito de corrigir pequenas imperfeições. É uma situação que pode ser parte do tratamento.

  Fatores que podem ter influência no procedimento cirúrgico e nos seus resultados são as estruturas dos seus ossos nasais, o formato do seu rosto, a espessura da sua pele, idade e expectativas com relação aos resultados.
.
   Técnica







Antes da cirurgia pode existir aumento do volume do nariz, da largura das narinas e a presença de uma giba dorsal
Se as narinas são grandes pode ser removido pequenas quantidades de tecido para corrigir.

O cirurgião remove a giba (a protuberância no dorso, usando delicados instrumentos. Então trabalha nos ossos e na cartilagem para obter o formato desejado.
Trabalhando no septo, se obtêm a melhora do ângulo entre os lábios e o nariz. São colocados protetores de gesso, de plástico ou metálico para manter a forma do nariz

Depois da cirurgia se obtêm um novo formato, se as expectativas são realistas, o contentamento será o esperado

http://www.saintemarieabc.com.br/imagens/rinoplastia.gif


CLÍNICA DAVI PONTES
FORTALEZA, NATAL, SÃO LUÍS
085 41024444
085 85825399

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!