1

29 de jul. de 2015

Cirurgia 'turbina' panturrilhas com próteses de silicone


Apesar de ser executado com menos frequência do que o aumento dos seios e a lipoaspiração, o implante de próteses nas panturrilhas ganha cada vez mais adeptos interessados em deixar as pernas torneadas.

Malhação e dieta balanceada nem sempre proporcionam as curvas e forma física desejadas. A genética entra na conta e uma mulher com tendência a ser magra, por exemplo, sempre vai encontrar dificuldades para ganhar massa muscular. Mesmo que seja esforçada, não é sempre que os seios, as pernas grossas e o bumbum ficam do tamanho e formas desejados. A medicina estética existe para preencher essa lacuna e são cada vez mais comuns os implantes de próteses nos seios, com 16,45% de todos os procedimentos feitos em 2011 de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, assim como nos glúteos, que somam 2,37% de todas as cirurgias. Mas homens e mulheres não param por aí e uma operação já procurada nos consultórios brasileiros é o implante de prótese de silicone nas panturrilhas. "Por ser um procedimento cirúrgico relativamente simples e seguro, tem atraído cada vez mais adeptos".


O procedimento é mais procurado por mulheres, é a quarta opção entre as inclusões de próteses, ficando atrás das mamas, glúteos e queixo. De acordo com os entrevistados, eles conseguem aumentar o volume das coxas fazendo musculação, mas, com frequência, as panturrilhas não ficam uniformes às novas proporções das pernas. É o caso da cabeleireira Maria do Socorro Dantas, 33 anos, que fez o procedimento há menos de um ano. “Eu malhava bastante e tinha a coxa grossa, mas a panturrilha não era. Depois da cirurgia ficou mais uniforme, as pessoas não reparam, mas eu senti diferença, fiquei feliz”, contou.

A mudança realmente não é gritante e, segundo os especialistas, os tamanhos são escolhidos com base da estrutura física do paciente. “O volume da prótese é definido a partir da altura, peso e desejo da pessoa. Os mais utilizados são de 140 ml e 180 ml". Maria do Socorro teve problemas no primeiro procedimento que fez para aumentar as panturrilhas: “ficaram muito grandes, não do jeito que eu queria”. Ela refez os implantes com próteses menores, de 140 ml. Além do volume maior, a região fica “definida” e rígida. Existem também casos para amenizar sequelas de poliomielite. “Os dois tipos de implantes são os simétricos e os assimétricos”.

Pernas novas em uma hora
A cirurgia para o implante de próteses de silicone nas panturrilhas dura cerca de 40 minutos, e não é necessária anestesia geral. “Usa-se a peridural, um bloqueio da cintura para baixo. A não ser que exista recomendação médica”. É feito um corte, de aproximadamente 5 cm, na dobra posterior do joelho, e a pele é descolada até chegar ao músculo. Com uma espátula de cerca de 30 cm, é aberto um espaço na região medial, atrás do músculo, para a inserção da prótese. E importante que o cirurgião seja experiente para colocar o implante no lugar correto e eliminar os riscos de deslocamento. É um procedimento mais complicado que o feito nas mamas, no entanto, é preciso apenas um dia de internação e o paciente pode caminhar no mesmo dia. A recuperação do pós-operatório é simples: no primeiro dia, é aconselhado o uso de salto alto pelas mulheres, pois o movimento de levantar o calcanhar – por mais que provoque dores – é importante para não formar fibrose. Para os homens, o uso de palmilhas de calcanhar. Além disso, os pacientes usam meia de compressão na primeira semana.

Complicações
Um estudo realizado com 200 pacientes nos Estados Unidos pelos cirurgiões plásticos Paul Chugay e Nikolas Chugay, entre 2007 e 2011, mostrou taxa de satisfação de 92,1% dos pacientes; 9,9% apresentaram assimetria entre as panturrilhas; e 6,43% tiveram seroma. A taxa de incidência de hematomas ficou em 0,49%; 1,98% tiveram infecções decorrentes do procedimento; e apenas 9,40% dos analisados sentiram dor devido à cirurgia. Todos os pacientes foram avaliados no primeiro dia, primeira semana, primeiro mês, seis meses e um ano após a cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!