1

6 de jul. de 2011

LIPOASPIRAÇÃO OU LIPOESCULTURA


A lipoaspiração está indicada quando existe acúmulo de gordura localizada, e uma boa qualidade da pele, onde a retração cutânea pós-operatória poderá ser suficiente para evitar flacidez residual. Pode proporcionar uma redefinição do contorno corporal tornando-o mais harmônico, retirando os excessos e completando as depressões ou faltas de regiões que necessitam um aumento de volume através da injeção da mesma gordura retirada sob condições assépticas (lipoescultura). É impossível se prever o percentual de permanência dessa gordura; entretanto, são dedicados cuidados especiais no tratamento da mesma, a fim de propiciar maior possibilidade de sucesso.

Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com o restante do tronco e os membros.


Antes da Cirurgia
. Avisar se apresentar gripe, indisposição ou quaisquer outras intercorrências por ocasião da data da cirurgia.
. Não beber e não tomar medicamentos por uma semana antes da cirurgia a não ser os prescritos pelo médico.
. Não tomar antiinflamatórios por no mínimo 15 dias antes da cirurgia.
. Internar-se no hospital determinado no mínimo uma hora antes do horário previsto, em jejum absoluto de 8 horas (não ingerir nem água) e portando os exames pré-operatórios.
. Programe-se de forma a não se tornar indispensável de afazeres pessoais por aproximadamente sete dias. 

Risco de Complicações
A lipoaspiração é uma das cirurgias estéticas mais realizadas em todo o mundo. Apesar de parecer mais simples por deixar cicatrizes muito pequenas que tendem a se tornar imperceptíveis com o tempo, é uma cirurgia que deve ser realizada por cirurgiões. Os cirurgiões filiados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica realizam a lipoaspiração após completarem dois anos de residência em Cirurgia Geral e mais três anos de residência em Cirurgia Plástica, com constantes avaliações de aproveitamento teórico e habilidade cirúrgica.

Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior nem menor que qualquer outra cirurgia eletiva, ou mesmo uma viagem de avião ou de automóvel, e até o simples atravessar de uma rua. Entretanto, é importante levar em conta, que grandes volumes retirados poderão determinar riscos, tanto no ato operatório quanto no pós-operatório. É consenso, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de acordo com o Conselho Federal de Medicina o volume total aspirado não deverá ultrapassar 5 a 7 % do peso do (a) paciente, ou ainda ultrapassar a extensão máxima de 40% da área corporal total, proporcionando assim o melhor resultado dentro dos limites de segurança à saúde do paciente. 


Duração da Cirurgia
Duração da cirurgia de 1 a 2 horas dependendo do volume e da região aspirada.

Cicatrizes
As cicatrizes resultantes de  uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas.  Seu tamanho varia entre 3 a 8 milímetros e são  planejadas para ficar pouco visíveis tomando-se o cuidado para serem colocadas em lugares menos visíveis como dobras de pele sabendo-se que com o tempo tornam-se discretas e praticamente imperceptíveis.

Pós-operatório
Nos primeiros dias após a cirurgia é observado um certo inchaço que pode ser acompanhado na maioria dos casos de manchas arroxeadas (hematomas), que regredirão gradativamente tornando-se menos evidentes após um mês. Lembre-se que nenhum resultado deverá ser considerado como definitivo antes dos seis aos nove meses. Condutas complementares com esteticistas ou fisioterapeutas, poderão melhorar bastante o resultado final e serão orientadas no período pós-operatório.

Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de esquecer-se que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-lo (a) a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos. Vale ressaltar que entre o 3o. e o 5o. dia pós-operatório, poderá haver uma discreta depressão emocional ou mesmo física.  Isto é previsto e explicável pela recuperação do seu organismo, em prol da sua fisiologia corporal.


Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar consequências difíceis a serem sanadas.

O pós-operatório da lipoaspiração é doloroso?
Caso o desconforto pós-cirúrgico seja pronunciado, medicações convencionais prescritas pelo seu médico, serão suficientes para resolver o problema.

Nova gravidez
Poderei ter filhos futuramente? O resultado não ficará prejudicado?
O resultado poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado.
Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes
da gravidez, as formas obtidas serão mantidas. Você deve lembrar, entretanto, que o
corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo, devido à disposição
da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, culotes e coxas. 
Assim é que, a cada cinco ou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa
para pessoa.  Mesmo assim, aqueles excessos retirados nas áreas devidas, sempre lhe
proporcionarão uma melhor evolução, mesmo que venha a ganhar certo peso.
Caso queira se aprofundar mais no tema procure o seu médico de confiança ou, se preferir, entre em contato com através do nosso twitter: @drdavipontes e teremos grande prazer em procurar esclarecer suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!