1

11 de jul. de 2013

Mastopexia (levantamente) com protese













As mamas de uma mulher ajudam a definir sua feminilidade, e como há muitas formas, tamanhos e aspectos diferentes, também ajudam a determinar sua personalidade. Por essa razão, as mudanças que elas sofrem podem ser desagradáveis e fazer com que as mulheres se sintam menos femininas e achem que perderam a vitalidade da juventude. Assim como outras partes do corpo, as mamas sofrem alterações decorrentes da genética, envelhecimento, gravidez e amamentação, ganho ou perda de peso e mudanças hormonais. Mamas firmes e simétricas geralmente começam a cair, ficando com um aspecto pesado ou flácido. Uma mamoplastia de aumento, ou mastopexia, pode ajudar a mama a ficar firme novamente, que definirá as curvas do corpo e dará aos seios uma aparência jovial.


» Anatomia da Mama Antes de saber como uma mamoplastia de aumento pode ajudar a corrigir mamas flácidas, é importante que você entenda sua anatomia. As mamas são formadas por diferentes tipos de tecido conhecidos como glandular, gorduroso e fibroso, que se estendem sobre o músculo peitoral ao longo da parede torácica. Os tecidos glandulares são constituídos de lóbulos e ductos. Durante a lactação, os lóbulos e os ductos mamários são responsáveis pela produção e transporte do leite ao mamilo, respectivamente. As glândulas da mama são cercadas por uma camada de tecido gorduroso que dá a ela sua forma e leveza. Os ligamentos suspensórios, que são feitos de fibras, ou o tecido conjuntivo, são entrelaçados entre as glândulas mamárias e os ductos. Esses ligamentos unem a mama à parede torácica e permitem que ela permaneça suspensa, mas se mova livremente com o corpo.

» Quais as Causas para as Mamas Mudarem de Forma Embora existam muitos fatores que possam contribuir para a flacidez das mamas, o processo de envelhecimento e os efeitos da gravidade exercem um papel importante nessas alterações. Assim como acontece com a pele do rosto, a pele ao redor da mama perde a elasticidade devido a uma ruptura gradativa da rede de sustentação da pele, que faz com que ela se torne flácida. Além disso, os ligamentos suspensórios que unem a mama à parede torácica enfraquecem e esticam por conta da gravidade. As mamas aumentam durante a gestação e a amamentação, o que faz a pele esticar ainda mais. À medida que as mamas diminuem de tamanho após a gravidez, a pele que estava esticada agora está flácida. Por fim, as mudanças de peso e até as alterações hormonais podem modificar o aspecto das mamas. Esses fatores, associados, podem fazer a mama cair ou, em alguns casos, inclinar para baixo.

» Prótose Mamária e Técnicas Durante o procedimento de mamoplastia de aumento, o excesso de pele é retirado, e a pele restante, esticada. Consequentemente, a forma das mamas melhora e elas são reposicionadas. O médico avaliará o grau da ptose, ou queda das mamas, para determinar o procedimento mais adequado. Normalmente, existem três graus de ptose, classificados como leve, moderado e acentuado, que são determinados pela posição da aréola em relação à prega inframamária e ao esterno. Em geral, há ptose leve se a aréola estiver na prega inframamária. Se a aréola estiver aproximadamente um ou dois centímetros abaixo da prega inframamária, as mamas apresentam ptose moderada; nos casos de ptose mamária acentuada, a aréola pode estar dois ou três centímetros abaixo da prega inframamária e inclinar para baixo. Existem quatro técnicas básicas de mamoplastia de aumento, conhecidas como periareolar, circumareolar, vertical e em âncora, usadas para corrigir graus cada vez maiores de ptose, respectivamente.

» Periareolar A técnica periareolar, ou em crescente, envolve uma incisão em meia lua no topo da aréola. Essa técnica é o procedimento menos invasivo que chega a um pequeno grau de elevação. Por esse motivo, é indicada para pessoas com mamas pequenas ou que apresentam ptose mamária leve.

» Circumareolar A circumareolar, ou em rosca (doughnut), é uma técnica que envolve uma incisão circular em torno da aréola. Essa técnica é o procedimento menos invasivo que chega a um pequeno grau de elevação. Por esse motivo, é indicada para pessoas com mamas pequenas ou que apresentam ptose mamária leve.

» Vertical A técnica vertical envolve uma incisão em forma de V que se estende no contorno superior da aréola e abaixo da linha média da mama. Embora seja levemente mais invasivo, este procedimento chega a um alto grau de elevação. Por esse motivo, esse tipo de incisão é indicado para pessoas com mamas grandes e que apresentam ptose mamária moderada ou acentuada.

» Em Âncora A técnica em âncora envolve uma incisão em forma de âncora que se estende no contorno superior da aréola e lateralmente na porção inferior da mama. Embora seja o tipo mais invasivo de mamoplastia de aumento, essa técnica chega a um maior grau de elevação. Por esse motivo, é indicada para pessoas com mamas grandes e que apresentam ptose mamária acentuada. Essa animação descreve a técnica em âncora, que é uma das mais comuns realizadas atualmente.

» Preparo Cirúrgico A duração de um procedimento de mamoplastia de aumento pode variar de uma a quatro horas, dependendo de sua complexidade e se um procedimento adicional, como a colocação de próteses, será realizado ao mesmo tempo. Antes do início do procedimento, a área a ser tratada é limpa, e um anestésico será administrado. O médico provavelmente aplicará uma anestesia geral onde você dormirá durante o procedimento. Além disso, serão desenhadas as linhas da incisão para indicar as áreas da pele que serão removidas.

» Incisão em Âncora Com o auxílio de um bisturi, o médico faz cuidadosamente uma incisão ao longo das linhas pré-marcadas. A incisão estende-se além do perímetro superior da aréola. Essa área indica seu novo perímetro superior. A região abaixo dela será unida e esticada, deixando a mama mais ereta.

» Remoção da Pele Usando vários instrumentos cirúrgicos, o médico levanta a pele e a separa dos tecidos abaixo. A aréola e o mamilo permanecem intactos, enquanto as áreas da pele adjacente são removidas. Para assegurar que a mama tenha total mobilidade, o médico pode usar um cauterizador para destruir, ou remover, o tecido ao longo do perímetro da linha da incisão.

» Reposicionamento da Auréola Após a remoção do excesso de pele, o perímetro superior da aréola é costurado até o perímetro externo da incisão. Com isso, o tecido da aréola e da mama é reposicionado.

» Fechamento da Incisão A incisão é fechada colocando-se suturas ao longo da linha média vertical e da prega inframamária, assim como ao redor do perímetro da aréola. Alguns médicos também podem preferir colocar suturas externas ao longo da incisão. Antes de fechá-la totalmente, o cirurgião pode colocar um dreno cirúrgico em cada mama, embora alguns profissionais prefiram não usá-lo. Finalmente, podem ser colocadas suturas Steri-strip ou ataduras de gaze para proteger os locais da incisão durante a cicatrização

.» Recuperação O médico pode recomendar o uso de um certo tipo de malha de compressão após o procedimento. Essa malha apertada ajudará a diminuir o inchaço evitando a formação de líquido, além de proporcionar conforto e sustentação. Talvez você tenha que usá-la por algumas semanas. Se houver drenos cirúrgicos, eles, além das bandagens, serão removidos em alguns dias, enquanto os pontos indissolúveis podem permanecer durante uma ou duas semanas. Pode ser que você sinta dor leve e observe inchaço e hematomas, assim como dormência ao redor da aréola, que devem desaparecer em algumas semanas. Embora já se sinta apta a retornar ao trabalho em uma semana, recomenda-se evitar atividades pesadas, como a prática de exercícios, por três ou quatro semanas após o procedimento, de modo que seu corpo tenha tempo suficiente para cicatrizar.

» Resultado Você notará uma diferença drástica no formato e na posição das mamas logo após o procedimento. Ainda observará mudanças em sua aparência à medida que o inchaço diminuir e as mamas se adaptarem às novas posições. Na verdade, pode levar um ano até que os resultados finais sejam visíveis. Embora as cicatrizes resultantes da mamoplastia de aumento sejam permanentes, com o tempo, elas ficam pouco perceptíveis, tornando-se linhas finas e brancas. É importante observar que, se você engravidar após uma mamoplastia de aumento, os efeitos da gestação e da amamentação poderão comprometer os resultados e fazer com que suas mamas fiquem flácidas e mudem de forma novamente. Apesar de a mamoplastia de aumento não impedir o processo de envelhecimento, ela pode ajudá-la não apenas a melhorar a posição de suas mamas, como também deixá-las mais firmes por muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!