1

28 de nov. de 2013

Blefaroplastia – Pálpebras Superiores














Nome técnico: Blefaroplastia Estética
Região do corpo: pálpebras
Idade: a partir dos 40 anos
Anestesia: local (na maioria dos casos)
Duração da cirurgia: em média 1 hora e meia
Cicatriz: quase imperceptível

Como elementos-chave na expressão facial, os olhos transmitem emoções, vitalidade e idade. Ao longo do tempo, passam por mudanças que geralmente fazem a pessoa parecer triste ou cansada. Com o processo de envelhecimento, as pálpebras podem ficar flácidas que, associadas às bolsas e inchaços, fazem com que o indivíduo pareça mais velho do que realmente é. A blefaroplastia pode ajudar a renovar e revitalizar o rosto com a diminuição da flacidez palpebral, dos excedentes de pele e das bolsas que se formam sob os olhos.

» O que Provoca a Mudança das Pálpebras?

Antes de saber como funciona a blefaroplastia, é importante entender a estrutura das pálpebras. Assim como o resto do rosto, as pálpebras são formadas por camadas de pele, músculo e gordura. Com o tempo, a idade e os fatores ambientais, como os danos causados pelo sol, destroem a rede de sustentação da pele, que fica na derme. Consequentemente, a pele perde sua estrutura e elasticidade, e fica flácida. As camadas musculares também enfraquecem, que, com a perda de elasticidade da pele e os efeitos da gravidade, fazem as pálpebras ficarem flácidas e pesadas. Os depósitos de gordura normalmente dão às pálpebras um aspecto pesado. Entretanto, a gordura também diminui com o tempo e muda em resposta aos músculos flácidos e fracos, o que provoca inchaços e bolsas ao redor dos olhos. Embora a blefaroplastia trate esses problemas, o procedimento não corrige pés de galinha, manchas escuras sob os olhos ou sobrancelhas caídas. Nesses casos, a cirurgia das pálpebras associada a outros procedimentos pode produzir resultados melhores.
» Como Funciona a Blefaroplastia?

Embora existam várias técnicas diferentes para a mudança da aparência dos olhos, a técnica cirúrgica padrão normalmente envolve a remoção ou redistribuição dos depósitos de gordura, assim como a retirada do excesso de pele e músculo das regiões das pálpebras superiores e inferiores. Dependendo dos problemas específicos que precisam de correção, as pálpebras superiores e inferiores podem ser tratadas separadamente ou em conjunto. O médico pode ajudá-lo a determinar o tratamento mais adequado. Essa animação descreve a técnica cirúrgica utilizada para corrigir as pálpebras superiores.

» Preparo Cirúrgico

A duração de uma blefaroplastia é de aproximadamente uma ou duas horas, dependendo da extensão do tratamento. Antes do início do procedimento, a área a ser tratada é limpa, e um anestésico será administrado. Provavelmente, será aplicada anestesia local com sedação, em que as pálpebras e as regiões próximas ficam dormentes, e você, relaxado. O médico também pode optar por administrar anestesia geral, onde você dorme durante o procedimento.

» Incisões

Antes de iniciar a cirurgia, as linhas das incisões são desenhadas para que se tenha certeza que elas seguirão os contornos naturais das pálpebras e as cicatrizes serão as mais imperceptíveis possíveis. Primeiro, o médico faz uma incisão na prega das pálpebras superiores.

» Remoção da Pele e do Músculo

Com o auxílio de vários instrumentos cirúrgicos, remove-se uma camada de excesso de pele das pálpebras superiores, expondo o músculo subjacente. Em alguns casos, é retirada uma pequena faixa de músculo das pálpebras superiores, expondo as camadas seguintes.

» Remoção de Gordura

Para acessar os dois depósitos de gordura nas pálpebras superiores, são feitas pequenas incisões no septo orbital, que é uma membrana fina que se estende entre as camadas de músculo e gordura. Pressionando-se a pálpebra superior, os depósitos de gordura ficam expostos através das incisões. Com o uso de vários instrumentos, o médico remove uma porção de cada depósito de gordura para diminuir as bolsas da pálpebra. A porção restante é recolocada na abertura.
» Fechamento da Incisão

Após a modelagem dos depósitos de gordura, as incisões são fechadas com pontos que podem ser absorvidos ou não. O médico pode aplicar uma pomada protetora e, em alguns casos, pequenas bandagens esterilizadas para manter as incisões úmidas e permitir melhor cicatrização.

» Recuperação

Como em todo procedimento cirúrgico, o paciente pode sentir desconforto, inchaço e apresentar hematomas, que podem ser aliviados com o uso de compressas frias e analgésicos. Os hematomas ao redor dos olhos começam a regredir em sete a dez dias. Embora já se sinta apto a retornar ao trabalho em uma semana, recomenda-se evitar atividades pesadas, como a prática de exercícios ou levantamento de peso, por pelo menos duas semanas após o procedimento.
» Resultado

Os primeiros resultados da cirurgia aparecem em algumas semanas à medida que o inchaço e os hematomas vão desaparecendo. Apesar das pequenas cicatrizes, estas geralmente ficam escondidas pelos contornos das pálpebras. No início, as cicatrizes podem ficar levemente avermelhadas, que desaparecerão dentro de alguns meses, até ficarem linhas brancas muito finas. Embora os resultados de uma blefaroplastia sejam duradouros, é importante lembrar que seu rosto continuará envelhecendo. No entanto, a cirurgia de pálpebras pode manter a aparência dos olhos renovada e revitalizada por muitos anos.

» Recomendações Pós-Operatórias

1. Usar compressas com água fria sobre os olhos para diminuir o edema e proporcionar conforto.

2. Alimentação livre, a partir do segundo dia.

3. Usar óculos escuros quando se expor à luz e ao vento.

4. Evitar sol, vento e friagem por oito dias.

5. Não traumatizar, nem "coçar" os olhos.

6. Usar colírio específico para proteger os olhos.

7. Dependendo da evolução pós-operatória, você poderá retornar suas atividades normais, após 3 a 4 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!